Violência Disfarçada

38164207_10155482981131821_2460553967508127744_nOutro dia escutei o mestre budista Jack Kornfield* falando sobre um conceito diferente de violência que me marcou. A violência como negação do amor que normalmente flui para a pessoa que você tem algum tipo de relacionamento, seja este qual for. Por algum motivo ela te incomodou, fez algo que você não aprova pelo seu conceito condicionado de certo ou errado e então você a ignora e para de oferecer carinho ou atenção, fecha a normalmente livre corrente de amor entre você e ela.

E esse tipo de ação ou comportamento é considerado aceitável, passa por baixo do radar, já que o nosso conceito de violência é ligado a um ato verbal ou físico de agressão. Já o sentimento causado no outro por conta dessa negação e distância não é muito diferente de um ato de violência verbal ou até física. Esse tipo de comportamento também pode ser categorizado como passivo-agressivo.

Existem outros exemplos dessa maneira de violência: é o “bullying”  entre amigos por exemplo. Muitas vezes justificado por só uma maneira de se divertir juntos e “dar uma risada”, será que o motivo daquela piada recorrente não é uma maneira de rebaixar o outro para se sentir superior? Estamos aqui para nos elevar como um todo ou para rebaixar o próximo para nos sentirmos elevados brevemente?

Em quantas situações cometemos atos de violência sob algum tipo de disfarce? De um jeito em que podemos justificar esses atos e não nos responsabilizamos por eles?

É claro que vivemos com impulsos genéticos que carregamos há milhões de anos e é importante honrar muitos deles para uma vida saudável como por exemplo: tipos de movimento físico, dieta, e outros, podemos explorar isso em um outro “post”. Entretanto talvez possamos observá-los um pouco melhor, distingui-los, procurando entendê-los melhor.

Talvez se buscarmos relacionamentos mais balanceados e honestos, a maneira como vemos violência pode mudar.

 

Filipe Faria

 

*para saber mais sobre Jack Kornfield entre no jackkornfield.com

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s